Seja bem vindo a esse espaço virtual! Essa é a historia de um buggy Kadron ano 1974 um verdadeiro clássico.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Instalando Marcador da Temperatura de Óleo

Esse é o esquema que fizemos para instalar um relógio que marque a temperatura do óleo do motor.


Esse abaixo é o encarte do relógio bem completinho com os dados da ligação e configuração:

Comprei o meu modelo é este Termômetro Óleo Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX  através do site: http://www.deltapecas.com.br

Para o meu caso (Motor Boxer 1.6) foi necessário a compra do adaptador para o sensor de temperatura : Adaptador Temperatura Óleo Elétrico VW à Ar - TOE 18 ,  também comprado no mesmo site.

Começamos a instalação passando a tubulação e a fiação até a traseira do veiculo, aproveitei para passar também um novo fio para o marcador de RPM


Abaixo o detalhe de onde estava o fio antigo verde do RPM


Abaixo o detalhe da traseira do relógio de Óleo, note que coloquei uma cola quente nos fios pois ele não vem com acabamento e com a vibração eu achei que eles poderiam quebrar a solda, então assim com a cola ficaria mais seguro.



Abaixo a foto do ponto onde é conectado o sensor no motor:
Remover o bujão com cuidado pois irá sair a mola e o pistão da pressão de óleo efetuamos essa tarefa com o carro levantado no macaco então saiu pouco óleo.
 
Abaixo o detalhe do bujão original, a mola e do pistão.
Abaixo montado o sensor no adaptador e os fios um sendo o que vem do relógio e o outro vai ao neutro(negativo), e como fica  a montagem correta o pistão a mola e o sensor. 





Com a chave monte ele no local e aperte modernamente para não espanar nada...



 Abaixo a sequencia de fotos da ligação dos fios e o negativo que ja tenho na traseira:



Acabamento final com cola quente para proteger de umidade: 


Detalhe dele em funcionamento ainda com carro frio:



É isso, ficou muito bacana e em medição na estrada a temperatura se manteve de 68 a 71 graus C°

Km: 92.400 Atual

11 comentários:

  1. Em motores refrigerados a ar é uma peça importante mesmo...

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  2. Tenho um modelo 1985 já há doze anos,só agora começo a me interessar por deixa-lo mais incrementado,ele só tem o basico,não seii onde comprar acessorios para ele,mas vou melhora-lo depois de ver está página ,valeu

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  3. Parabéns!!! Até que enfim encontrei um "passo a passo" de como instalar esse sensor. Já vi, em outros blogs, este sensor instalado em outros lugares, mas creio ser este o local correto.

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  5. Qual a medida das rosca? E pode ser qualquer manometro tanto digital como o analógico e o sensor também pode ser qualquer um??

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    1. Nao sei lhe dizer a medida exata da rosca voce pode consultar onde comprei em : http://www.deltapecas.com.br

      O sensor é especifico conforme o manômetro como se fosse um par, apesar de vender separado.

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  6. Ótima explicação de instalação, mas queria saber de uma coisa, como vc fez a conexão dos dois fios no sensor ? E esse conecror azul onde consigo um desse ? Pois devia ter mostrado como vc fez a conexão do conector ao sensor! Fico bacana e quero fazer no meu.
    Agradeço desde já obrigado
    Tenha um bom dia

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    1. Obrigado, então eu comprei ele junto com o kit na http://www.deltapecas.com.br

      Nessa foto mostra o detalhe da conexão(https://3.bp.blogspot.com/-gYv1CGfPM8g/UayQw9NpKYI/AAAAAAAABq4/XGJMu6VnueY/s1600/SAM_1493.JPG)

      São dois fios e dois conectores fêmeas que são conectados ao sensor sendo um com sinal + e o outro -

      tendeu ?

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