Seja bem vindo a esse espaço virtual! Essa é a historia de um buggy Kadron ano 1974 um verdadeiro clássico.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Trocando as velas

Salve galera como ja estava na epoca mesmo e tentando resolver o problema do carro apagar do nada, vou demonstrar os passos para trocar as velas do carro , mesmo sendo uma tarefa simples vou detalhar o processo:


Remova cada cabo de vela um de cada vez, iniciei pelo lado do motorista porem não importa a ordem no caso da troca:


Posicione a chave de vela com cuidado de forma a ficar bem firme e com a haste gire para o sentido anti horário para remover a vela, por ser um lugar de dificil acesso até faça a tarefa com cuidado para nao danificar a rosca nem o cabeçote:


Comparando a vela antiga e a nova apesar do desgaste fisico ela estava em bom estado de uso, é interessante sempre analisar a vela para ver o estado geral e como esta a queima isso pode lhe indicar vários problemas simples como regular o ponto etc...: 

Com a lamina de calibre 0,80 para o motor 1.600 regule a vela , a lamina de calibre 0.80 deve entrar entre o eletrodo da vela e a haste e deslizar justinho entre ambos, na caixa da vela NGK pelo lado de dentro vem a tabela de especificação de medidas e de torque algo em torno de 4kgf dependendo do seu bloco (ferro ou alunimio).

Desgaste natural


Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.

Apos calibrada a vela nova , posicione ela no local com a mão rosqueie até onde sua força permitir dai sim coloque a chave e aperte , se tiver o torquímetro (ainda eu não tenho) aplique o torque correto, aproveite e analise a necessidade da troca dos cabos de vela , eu troquei sem segredo desde que faça um de cada vez pois a posição dele deve ser respeitada remova um de cada vez e reconecte o novo.

Bem é isso uma tarefa simples que leva 30 minutos pode ser feito em qualquer garagem e ajuda bastante a queima correta do motor na embalagem indicava que essa troca deve ser feita a cada 10 mil a 15 mil Km rodados.

Abraços.

Mais sobre cabos e velas:
http://planetabuggy.forumeiros.com/t935p40-cabos-e-velas

Sobre torque da vela:
http://planetabuggy.forumeiros.com/t4110-torque-de-aperto-da-vela-para-vw-16

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